A AcF é constituída por um grupo de farmacêuticos empenhados em posicionar a farmácia comunitária enquanto instituição prestadora de cuidados de saúde de valor clínico acrescentado. Disponibiliza serviços de consultoria e formação profissional, embora o seu foco seja a prestação de serviços farmacêuticos, em particular, de Acompanhamento Farmacoterapêutico.
A prestação de Acompanhamento Farmacoterapêutico exige tempo e formação específica (1). Tal tem dificultado a implementação efetiva deste serviço pelas farmácias comunitárias. Por outro lado, o modelo de remuneração tradicional está esgotado sendo certo que outros modelos de remuneração baseados nos resultados clínicos provenientes da prestação de um serviço clínico pelo farmacêutico poderão ser adotados. A AcF surge como forma de ultrapassar as barreiras de implementação deste serviço e, por outro lado, de gerar evidência da mais-valia clínica do farmacêutico. Contribui, ainda, no imediato, para a sustentabilidade económica da farmácia(2).
(1) Brazinha I, Fernandez-Llimos F. Int J Clin Pharm (2014) 36:1031-1038
(2) Dados em publicação
Acrescentar valor à atividade do farmacêutico.
Ajudar as farmácias comunitárias a implementar de forma contínua, sistemática e documentada o serviço de Acompanhamento Farmacoterapêutico, desde a formação de toda a equipa, até à execução do serviço e criação de evidência.
Fundada em 2008, a AcF nasce no seio do Grupo de Acompanhamento Farmacoterapêutico de Évora (GAFE), idealizada por dois dos seus membros. Pese embora os diversos esforços deste grupo de farmacêuticos interessados pela área do Acompanhamento Farmacoterapêutico, na verdade não conseguiram a implementação efetiva do serviço nas suas farmácias, apesar da reconhecida mais-valia clínica, do seu empenho pessoal e de alguns casos pontuais. Perceberam então a necessidade de dissociar as atividades habituais do farmacêutico comunitário da prática de Acompanhamento Farmacoterapêutico. A necessidade de formação específica, de aquisição de novas competências, de tempo para o estudo de casos e de separar as atividades clínicas das atividades de balcão ligadas ao produto, assim o determinaram. Surgiu então a AcF, uma empresa destinada à formação profissional de farmacêuticos integralmente dedicados à prática de Acompanhamento Farmacoterapêutico e que pudessem prestar o serviço em nome da farmácia comunitária.