O Acompanhamento Farmacoterapêutico, por implicar uma constante monitorização da efetividade e segurança dos medicamentos, bem como pela estreita relação terapêutica que estabelece com o doente, constitui um serviço de forte mais-valia para o Sistema Nacional de Farmacovigilância.
O incremento das notificações espontâneas de suspeitas de RAM é notório, quer decorrente da prestação do serviço quer da sensibilização que o Farmacêutico AcF induz na própria farmácia comunitária onde o serviço está implementado (isto é, nas suspeitas de RAM identificadas ao balcão).
Segundo os dados da AcF, publicados no Congresso Nacional dos Farmacêuticos 2012, as notificações efetuadas no âmbito do Acompanhamento Farmacoterapêutico representaram um incremento na taxa nacional de notificação superior a 1300 vezes. Por outro lado, a AcF induziu também um aumento de cerca de 70 vezes na taxa de notificação nas farmácias comunitárias onde o serviço estava implementado(2).
Neste contexto, é clara e inegável a importância das farmácias comunitárias e do Acompanhamento Farmacoterapêutico para o Sistema Nacional de Farmacovigilância.
Incentivamos todas as farmácias a gerar a sua própria evidência!
Nós podemos ajudar!