Farmacovigilância

Contributo da Farmácia Comunitária e do Acompanhamento Farmacoterapêutico

  • Segurança não é sinónimo de ausência de risco. Um medicamento é considerado seguro quando a relação benefício-risco é favorável;
  • Uma vez que a identificação de reações adversas na fase experimental está condicionada pelas limitações inerentes aos ensaios clínicos, pode dizer-se que “o verdadeiro ensaio clínico ocorre após a obtenção da Autorização de Introdução no Mercado”(1);
  • A notificação espontânea de suspeitas de reação adversa na fase de pós-comercialização é, portanto, essencial para melhor conhecer o perfil de segurança do medicamento;
  • A Farmácia Comunitária pelas suas características de proximidade à população ocupa uma posição privilegiada na identificação e notificação de suspeitas de reação adversa a medicamentos (RAM), seja essa notificação, espontânea ou resultado de sistemas de Farmacovigilância ativa.

O Acompanhamento Farmacoterapêutico, por implicar uma constante monitorização da efetividade e segurança dos medicamentos, bem como pela estreita relação terapêutica que estabelece com o doente, constitui um serviço de forte mais-valia para o Sistema Nacional de Farmacovigilância.

O incremento das notificações espontâneas de suspeitas de RAM é notório, quer decorrente da prestação do serviço quer da sensibilização que o Farmacêutico AcF induz na própria farmácia comunitária onde o serviço está implementado (isto é, nas suspeitas de RAM identificadas ao balcão). 

Segundo os dados da AcF, publicados no Congresso Nacional dos Farmacêuticos 2012, as notificações efetuadas no âmbito do Acompanhamento Farmacoterapêutico representaram um incremento na taxa nacional de notificação superior a 1300 vezes. Por outro lado, a AcF induziu também um aumento de cerca de 70 vezes na taxa de notificação nas farmácias comunitárias onde o serviço estava implementado(2).

Neste contexto, é clara e inegável a importância das farmácias comunitárias e do Acompanhamento Farmacoterapêutico para o Sistema Nacional de Farmacovigilância.

Incentivamos todas as farmácias a gerar a sua própria evidência! 

Nós podemos ajudar!

Conheça a AcF!
Participe no nosso Quiz e ganhe prémios!
Notícias
Conheça as nossas últimas notícias!
PharmCareer I V Edição
No passado dia 5 de janeiro, a AcF marcou presença em mais uma edição do evento PharmCareer, organizado pelo Laboratório de Empregabilidade da FFUC e pelo NEF. Foi um prazer partilhar o…
Go To Article →
V Colóquio NECiFarm
A AcF participou no V Colóquio NECiFarm subordinado ao tema da "Farmacoeconomia". O evento decorreu nos dias 6 e 7 de dezembro na Universidade do Algarve. "Impacto Económico dos Serviços…
Go To Article →
Encontro da OF I A Farmácia nos Cuidados Saúde
A AcF marcou presença neste Encontro da OF dedicado ao setor da Farmácia Comunitária. Debateram-se diversas visões sobre o desenvolvimento de um modelo profissional de farmácia sustentado e de futuro. A AcF…
Go To Article →
AcF - Acompanhamento Farmacoterapêutico
Rua de Santo António, 1
7490-422 Pavia
Todos os direitos reservados
Cancelar Subsrição    |    Ver este email no browser